Sobre
O Mercado
Somos um evento que reúne pequenos produtores, artesãos contemporâneos, artistas, designers e estilistas independentes na cidade do Rio de Janeiro.
INÍCIO
O Mercado nasceu em novembro de 2010 e sua primeira edição aconteceu na casa de eventos FarUp (Cobal do Humaitá). Totalmente idealizado e produzido por Clarissa Muniz e Je Muniz, duas pequenas produtoras que se conheceram expondo suas próprias marcas em feiras pela cidade e decidiram reunir marcas amigas para criar um evento 100% organizado por [quem faz], atendendo às necessidades de artesãos, designers, artistas e estilistas locais.
ESTILISTAS INDEPENDENTES
Começamos a usar o nome “Estilistas Independentes” para designar nossa produtora e “O Mercado” para a feira. Fomos pioneiras no uso do termo “estilistas independentes” pois ele simbolizava como a gente se enxergava: criadores independentes sem vínculo com grandes marcas, eventos ou acontecimentos, gerando seus projetos dos seus próprios investimentos, sem patrocínios.
Até hoje O Mercado é realizado sem nunca ter tido nenhum tipo de apoio ou incentivo, público ou privado.
POR ONDE PASSAMOS
FarUp - Cobal do Humaitá
Casa de Espanha
Clube Israelita Brasileiro
Drink Café
Salão Nobre do Clube Fluminense
Club Homs (São Paulo)
Solar das Palmeiras
Instituto de Arquitetos do Brasil RJ
Botafogo Praia Shopping (loja pop up em 2019)
Vila do Largo (loja física e virtual durante a pandemia em 2020/2021)
NOSSOS NÚMEROS
79 edições realizadas (até o final de 2023)
+ de 2.200 marcas/projetos apresentados ao público
Produção e confecção do figurino para 2 filmes nacionais
+ de 11.000 ecobags distribuídas gratuitamente como forma de incentivar a redução do uso de embalagens descartáveis
9 ONGs e projetos sociais apoiados
Seguimos firmes com nosso propósito de impulsionamento do comércio justo e acreditamos que a isso nos dá a possibilidade de sermos uma comunidade mais unida, justa, com qualidade de vida, preservando a cultura e economia local.
Quem faz
O Mercado foi idealizado e é produzido por nós: Je Muniz e Clarissa Muniz. Somos responsáveis por toda produção, da curadoria à criação de conteúdo.
O sobrenome em comum é uma coincidência do destino. Uma é florianopolitana (Je) e a outra capixaba (Clarissa), filhas de costureiras, possuem, cada uma, sua própria marca (o que nos incentivou a criar um evento feito "pelos olhos do expositor"), já participamos de feiras em vários estados e nos preocupamos em estarmos presentes em cada etapa da produção tal como no dia de sua realização, o que nos permite uma relação mais próxima dos expositores e clientes.
Mercadores
Chamamos de Mercadores aqueles que fazem parte do nosso grupo.
O termo "mercador" era usado, na antiguidade, para denominar aqueles que comercializavam mercadorias, sejam elas brutas, revendidas, por atacado ou mesmo produtos que eram comprados para serem manufaturados e vendidos ao cliente final. Muitos mercadores eram viajantes, autônomos e viviam daquilo que vendiam.
Hoje nossos Mercadores vivem daquilo que criam, acreditam e ensinam! São artistas plásticos, decoradores, crafters, artesãos contemporâneos, designers, empreendedores, cozinheiros e estilistas independentes.
Custos, princípios e oportunidades
Nosso trabalho é viabilizar um ambiente de comercialização e crescimento para pequenos produtores, valorizando e enaltecendo seu projeto.
Para participação é paga uma taxa fixa (que varia de acordo com o segmento e edição), com ela nós pagamos todo o investimento (aluguel do espaço, estruturas, divulgação, suprimentos, sonorização...) e remuneramos nossa produção e equipe (assessoria de imprensa, segurança, limpeza, bombeiro, eletricista, recepcionista, montadores, fotógrafa, entre outros).
Isso faz com que, a cada edição, O Mercado gere dezenas de empregos diretos e indiretos.